28/12/2010

Negativos de vidro: escanear para preservar a memória

Sobre o assunto da postagem anterior, os negativos de vidro, divulgamos agora parte do processo, que revelou lindas imagens no acervo do Arquivo Histórico de Balneário Camboriú.

Os negativos estavam sem data e a única identificação é a inscrição "Fischer - Bom Retiro" na parte inferior da caixa.

1. Os negativos de vidro estavam acondicionados em uma caixa de papel, sem isolamento entre as peças. Haviam sujidades aderidas, fungos, marcas de dedos, manchas, riscos. A emulsão estava instável em uma das 17 peças. Abaixo, registro do estado das peças:

2. Após uma limpeza superficial, os negativos foram escaneados:
3. Consultamos os manuais de conservação de acervo fotográfico para fazer uma limpeza mais profunda. Pesquisamos também sobre o processo de escanner de negativos, e apesar de nosso equipamento não ser o mais adequado, conseguimos este resultado:

Outros resultados:






6 comentários:

  1. NOSSA LILIAN... FASCINANTE, MARAVILHOSO O TRABALHO... AINDA ESTOU "BOQUIABERTA"... ESSA MÁQUINA É TÃO BOA QUANTO O PHOTOSHOP, ISSO SEM FALAR QUE NÃO ALTERA OS DETALHES E OUTROS ELEMENTOS DA IMAGEM ORIGINAL... COISA QUE COM O PHOTOSHOP TEM QUE TOMAR MUITO CUIDADO!!! PARABÉNS PELO GRANDIOSO TRABALHO! AMEI O RESULTADO... QUE SAUDADES.... GOSTARIA DE TER FEITO ESSE PROCEDIMENTO JUNTO COM A EQUIPE....
    AH... ESSA MÁQUINA É AQUELA QUE FOI DOADA AO ARQUIVO?!?
    BJS!!!

    ResponderExcluir
  2. Oi Gi, saudade! Bom, é sim o scanner de sempre... mas o único trabalho foi inverter as cores do negativo. Isso porque a imagem fica resguardada de intervenções que possam mascarar algum testemunho histórico. Por isso, os arranhões e lacunas ainda aparecem. As reintegrações, quando feitas, tem que ser muito criteriosas. No caso dessas imagens, as lacunas não interferem gravemente na apreciação histórica e estética das imagens, portanto, decidiu-se por não fazer outros tratamentos na imagem.

    ResponderExcluir
  3. Só para esclarecer:
    A primeira imagem refere-se ao negativo sem limpeza alguma;
    A segunda, imagem resultante da digitalização do negativo, após limpeza superficial, e cores invertidas (positivo);
    A terceira, imagem resultante da digitalização do negativo, após limpeza com procedimentos e produtos específicos, e cores invertidas (positivo).

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Patrick Schmidt16.8.12

      Bom dia,

      Estou precisando de ajuda. Ganhei uma caixa de negativos de vidro com fotos de família, início do século XX, em Joinville. Preciso de umas dicas de limpeza e digitalização/impressão. Estou fazendo uma busca, mas não evoluí muito. Agradeço se puderem me ajudar. Meu email patrickzootec@gmail.com

      Excluir
  4. Boa tarde,

    Estou com o mesmo problema do Patrick Schmidt. Achei em alguns baús antigos vários negativos de vidro com fotos da minha família do interior de Goiás e gostaria de umas dicas de limpeza e digitalização/impressão. Desde já agradeço. Meu e-mail lezinhacn@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  5. Trabalho belíssimo de restauração. Parabéns Lilian Martins. Vc é mestra.

    ResponderExcluir