16/04/2010

O uso de fitas adesivas


Em reparos de livros, documentos e obras de arte com suporte em papel, o uso de fitas adesivas deve ser evitado. Os adesivos como fitas "durex", dupla face, fita crepe, papel contact e etiquetas auto-colantes são compostas de materiais instáveis que colaboram para a deterioração do papel. As colas utilizadas normalmente são de natureza ácida, provocam manchas amareladas ou amarronzadas irreversíveis, reduzem a resistência do papel, e a cola perde aderência à medida que é absorvida pelas fibras do papel.
Como as fibras do papel são sensíveis às mudanças de umidade e temperatura, dilatando ou retraíndo, a parte que contém a fita fica "presa", e pode ocorrer a deformação do papel.
Pequenos reparos podem ser realizados utilizando materiais inertes e reversíveis, como a cola de metilcelulose e papel livre de acidez e baixa gramatura. Esses "curativos", quando realizados de maneira apropriada, garantem a manutenção da integridade física e estética do bem.

Deve-se observar, entretanto, que os papéis que estão muito ácidos e fragilizados devem passar por tratamentos específicos de conservação. Outra recomendação importante é estar atento às condições de acondicionamento e limpeza do acervo.

Busque orientações com o profissional da área de Conservação e Restauro para preservar seus bens e documentos.

Lilian Martins
Técnica em Conservação e Restauro
Fotos: Livro com danos ocasionados por fita adesiva na lombada,

Nenhum comentário:

Postar um comentário