19/04/10

SACHÊS ANTI-TRAÇAS – Naftalina é coisa do passado...

Para evitar a atuação de agentes biológicos, como traças e baratas, a naftalina foi usada por muito tempo. Este hidrocarboneto aromático, só tem o seu uso eficaz se aplicado em peças lacradas, quando o composto é sublimado, ou seja, passa do estado sólido para o gasoso, transformando-se em um gás tóxico. Além do odor característico, outro inconveniente é que o produto pode nos causar infecções nos olhos, pele, no aparelho respiratório lesões no fígado e rins.

Para afastar traças dos guarda-roupas e acervos, sugere-se o uso de sachês naturais, que você mesmo pode fazer:

Receita Básica:

Pimenta preta em grãos, canela em pau e cravo da Índia, cerca de uma colher de chá de cada – faça pequenos saquinhos de tecido de algodão e distribua pelos compartimentos do guarda-roupas, gavetas, armários e prateleiras.
Variáveis:
Você pode acrescentar – uma colher de chá de serragem de cedro, folhas de louro, lavanda ou alecrim desidratados; Pingar 3 gotas de óleo essencial em um algodão, no aroma que preferir.
Para aumentar a eficácia, sugere-se trocar os sachês a cada 3 meses.
Lilian Martins
Técnica em Conservação e Restauro

4 comentários:

  1. Adorei a dica! Vou fazer! ;-)
    Bjinhos!

    ResponderExcluir
  2. Gente, esses tempos estava com um problemão com traças aqui em casa, comendo todas as minhas roupas que tinha acabado de comprar! Um horror, não adiantava limpar, não adiantava forrar, aff.. um desespero só!!
    Até que pesquisei alguns métodos para acabar com esse terror e encontrei uma empresa que vende um produto chamado LINT, tem aerosol e sachet. Por enquanto só experimentei o aerosol, o produto é maravilhoso! Realmente acaba com as traças! É um pouco dificil de achar, mas vale muito a pena! Deixo a dica pra caso os naturais não funcionem, já encontramos um novo vilão contra essas praguinhas!!! Beijinhos

    ResponderExcluir
  3. Anônimo23.4.13

    funciona mesmo?

    ResponderExcluir
  4. http://www.andimarsurf.com.br/produto.php?cod_produto=3239303

    ResponderExcluir