31/03/2011

COW PARADE: CHAMADA AOS ARTISTAS


As fichas de inscrições para a COW PARADE Santa Catarina já estão disponíveis no site www.facebook.com/cowparadesantacatarina

A chamada aos artistas da Cow Parade Santa Catarina está aberta a pintores, escultores, designers e público em geral interessados em participar deste projeto. O convite se estende tanto às crianças quanto aos adultos para que se apresentem um desenho original e viável de acordo com as especificações contidas na ficha de inscrição.

As esculturas de vacas pesam 50 kg, e ficarão presas a uma base de 300 kg. São 3 opções de esculturas: vaca de pé, pastando ou repousando.  

A data final para entrega de projetos é 29 de abril de 2011.

Façam seus projetos!
Informações - Labbo Negócios Digitais

22/03/2011

COW PARADE 2011 - AS VAQUINHAS CATARINAS ESTÃO CHEGANDO!


O Blog 'Arte Catarina - Conspirações Visuais Papa-Siris', recebeu da FAAPSC a ótima notícia da chegada da "COW PARADE" em Santa Catarina. É o maior evento de arte em espaço público, e as vaquinhas são um suporte muito bem humorado para as intervenções artísticas dos artistas locais.
Além disso, as obras, depois de "passearem" pelas cidades nos espaços mais inusitados, são leiloadas e os recursos, revertidos para entidades beneficentes.
Algumas vacas são escolhidas para fazer parte de uma coleção de miniaturas, que podem ser adquiridas pelo site de vendas Submarino.
Abaixo, o recado da FAAPSC, e algumas das vaquinhas de outras edições.
DIVULGAÇÃO
A FAAPSC - Federação das Associações de Artistas Plásticos de Santa Catarina - comemora a realização da “COW PARADE” em nosso estado.
Estamos entrando em contato antecipando a notícia da realização da “COW PARADE” em Santa Catarina, e estaremos encaminhando maiores informações assim que a organização da “COW PARADE” esteja disponibilizando. O projeto prevê, além dos artistas de relevância da arte catarinense, a abertura de inscrições individuais e coletivas ao processo seletivo. A FAAPSC teve bem aceita a sugestão de que possam ser realizadas obras de grupo de artistas, favorecendo assim a participação bem distribuída por todo o estado, e ampliando o acesso aos nossos associados.
Desde já, pedimos que as associações estejam divulgando, se articulando e procurando as informações acerca da “COW PARADE”, no site oficial www.cowparadesantacatarina.com.br , e elaborando suas propostas.
A “COW PARADE” é uma ótima oportunidade de divulgar a arte e os artistas catarinenses, e a FAAPSC apóia essa idéia!
Boas criações! Um abraço, PITA CAMARGO - Presidente da FAAPSC

10/03/2011

Mabeck - Espaço de Arte

Parcerias com novos artistas, cursos e oficinas de arte fazem parte da programação da artista plástica Carla Carvalho, nova gestora do espaço

A Mabeck, espaço de arte que reúne obras de artistas renomados do Brasil e do exterior, está sob nova direção. Passa das mãos da idealizadora do projeto, Marion Bubeck, para o comando da pesquisadora e artista plástica Carla Carvalho. “Queremos trazer novidades em cursos e outros movimentos para o espaço. Acredito que a Mabeck pode contribuir significativamente para o fomento da arte em Blumenau”, afirma Carla.
Na casa localizada na rua Assunção, 162, no bairro Ponta Aguda, encontram-se uma galeria de arte e espaço para cursos e oficinas. Nesta nova gestão, Carla traz parcerias com artistas como Silvia Teske, Fabiana Langaro Loos, Biba Schmitt, entre outros. “O nosso objetivo é divulgar o que vem sendo produzido em arte na nossa região e o intercâmbio com artistas de outros estados”, aponta.

Também estão na programação a partir do mês de abril cursos de pintura, fotografia, cerâmica, atividades recreativas com arte para crianças e seminários sobre Arte Contemporânea e História da Arte.

“Esse circuito de atividade tem a intenção de trabalhar o conhecimento sensível, o desenvolvimento estético, pois acreditamos que é por meio dele que se possibilita o crescimento do ser humano e do contexto cultural da nossa localidade”, explica Carla.

Na Mabeck, podem ser encontrados artistas locais como Guido Heuer, Roy Kellermann, Clovis Truppel, Nestor Jr. entre outros catarinenses como Luciano Martins e artistas de outros estados brasileiros.

Informações para a imprensa: Carla Carvalho, fone 3322-0340

Cursos para 2011

Fotografia
IVAN SCHULZE
Fotógrafo profissional, com obras expostas no Brasil e no Exterior.
Atualmente vem desenvolvendo pesquisas e produzindo material para suas exposições fotográficas, sempre com foco artístico.
Em quase 10 anos de carreira, Ivan já produziu várias mostras individuais e coletivas.
Recentemente, foi selecionado para apresentar uma de suas obras na Art Fair – Europa, feira artística que ocorre na Alemanha.

Desenho e Pintura em tela: Acadêmico e Surrealismo
J. NUNES
Ingressou na vida artística em 1984, sendo reconhecido em alguns salões de artes visuais, como o 27º Salão de Jacarezinho, o Salão Elke Hering etc.
Desde então, dedica-se na vida de artista plástico e professor, participando de exposições no cenário da cidade e de outros estados. Possui obras espalhadas pelo Brasil e pelo exterior.

Oficina de Criação e Artes para Crianças e Adolescentes
MÁRCIA GAZANIGA
Licenciada em Artes Plásticas pela FURB em 1998. Pós-graduada em Arte – Educação pela Universidade Regional de Joinville em 2004. Experiência profissional: Arte educadora, pintora, desenhista, ceramista e gravurista.

Ilustração como narrativa
GUILHERME KARSTEN
O jovem artista blumenauense Guilherme Frederico Karsten é um profundo admirador de cultura brasileira e atraído por assuntos sobre cultura contemporânea e sociologia.
Sua arte é ingênua, de cores fortes e vibrantes, com traços caricatos que remetem ao desenho animado. Descontração e simplicidade são referências em suas obras.

Oficina Breve de Escultura, Modelagem e Fôrma (Mármore e Resina)
PITA CAMARGO
Desde 1982, Pita Camargo participa de leilões, coletivas e individuais em SC. Tem realizado diversos painéis, murais, monumentos e esculturas para praças, construtoras, escolas e outras instituições. Em 1985 fez o curso "O Espaço e a Expressão" com Maria do Barro - FURB. De 1987 a 1992, participou de diversos cursos e oficinas na Fundação Cultural de Curitiba, entre eles, com Elvo Benito Damo, em 1993 - "Oficina de Escultura Avançada" com José Resende e a "Arte e a Estética" com Ko Reuter. Em 96, realizou uma exposição didática no Museu de Arte de Joinville - MAJ, desde então tem ministrado diversas oficinas de escultura, modelagem e forma - utilizando o mármore e resina para a preparação ao processo de fundição em cera perdida. Em 2001, realizou uma exposição individual no Museu de Artes de Santa Catarina e participou do I Simpósio Internacional de Esculturas em Mármore do Brasil, em Brusque/SC.

Oficina de Conservação Preventiva de Obras de Arte
LILIAN MARTINS
Técnica em Conservação e Restauro da Fundação Cultural de Balneário Camboriú
Aluna do ATECOR – Atelier de Conservação e Restauração – Fundação Catarinense de Cultura.
Desenhista, Pintora e Gravurista
Assina o Blog Arte Catarina - conspirações visuais papa-siris

MABECK - ESPAÇO DE ARTE
http://www.mabeck.com.br
Telefone 47 3322-0340 - E-mail mabeck@mabeck.com.br
Rua Assunção, 162, Ponta Aguda, Blumenau - Santa Catarina

04/03/2011

Interferências na paisagem urbana: Complexo Multiuso Itajaí Nações Unidas

Centro histórico de Itajaí, um roteiro de charme: à beira do Rio Itajaí, junto ao Píer Turístico, temos Igreja da Imaculada Conceição, Praça Vidal Ramos, Casa Burghardt, Solar Malburg, Mercado público e outras importantes edificações históricas.

No entanto, está se propondo, no centro desta mancha histórica, a construção do "Complexo Multiuso Itajaí Nações Unidas", um edifício com quase 120 metros de altura, 600 vagas de garagem, e "arquitetura arrojada".

O Blog Arte Catarina - conspirações visuais papa-siris - quer saber sua opinião!