14/04/2010

ATECOR - Ateliê de Conservação e Restauração de Bens Culturais Móveis
























Criado em 1982, pelo Prof. Aldo João Nunes - Especialista em Conservação-Restauração de Bens Culturais Móveis, formado pela Escola de Belas Artes da Universiddade Federal de Minas Gerais, tem como objetivo atuar na conservação - restauração do patrimônio cultural móvel do estado de Santa Catarina, com enfoque especial à restauração de pintura de cavalete e escultura policromada.

Atua diretamente junto ao acervo das unidades museológicas da fundação Catarinense de Cultura como o MASC - Museu de Arte de Santa Catarina, MHSC - Museu Histórico de Santa Catarina e Museu Etnográfico - Casa dos Açores, contribuindo ainda com instituições públicas, religiosas e particulares, orientando na conservação-restauração de seus acervos. Presta assessoria e acompanhamento às intervenções em bens integrados, pinturas murais e altares, dentre outros, de Bens Tombados pelo Estado.

Desenvolve atualmente um Programa de Capacitação Profissional, com a denominação de Estágio Supervisionado, do qual participam técnicos e funcionários ligados preferencialmente à instituições públicas, onde são repassadas informações técnicas, teóricas e práticas, sobre a conservação de obras de arte e bens culturais.

O trabalho aqui desenvolvido segue a mesma linha técnico-científica do CECOR - Centro de Conservação e Restauração da EBA - Escola de Belas Artes da UFMG. Este trabalho é fundamentado em principios científicos, critérios e metodologias reconhecidas nacional e internacionalmente.

O ATECOR funciona no CIC - Centro Integrado de Cultura e atualmente a sua estrutura de funcionamento está passando por reformas de melhorias.

A Fundação Catarinense de Cultura é uma das únicas instituições do Estado que possui um laboratório de Conservação e Restauração de Bens Culturais Móveis, estando este subordinado à Gerência de Patrimônio Cultural da Diretoria de Preservação do Patrimônio Cultural.
Fotos: Turma do Estágio Supervisionado no ano de 2009.

Nenhum comentário:

Postar um comentário