04/03/2011

Interferências na paisagem urbana: Complexo Multiuso Itajaí Nações Unidas

Centro histórico de Itajaí, um roteiro de charme: à beira do Rio Itajaí, junto ao Píer Turístico, temos Igreja da Imaculada Conceição, Praça Vidal Ramos, Casa Burghardt, Solar Malburg, Mercado público e outras importantes edificações históricas.

No entanto, está se propondo, no centro desta mancha histórica, a construção do "Complexo Multiuso Itajaí Nações Unidas", um edifício com quase 120 metros de altura, 600 vagas de garagem, e "arquitetura arrojada".

O Blog Arte Catarina - conspirações visuais papa-siris - quer saber sua opinião!


14 comentários:

  1. Olha... eu não acho legal... isso é um crime... essa proposta da construção do "Complexo Multiuso Itajaí Nações Unidas” vai agredir diretamente esse centro histórico, vai ter um contraste marcante e negativo nesse local...

    Acho que tem que disciplinar as intervenções na área, e quando houver alguma intervenção ela tem que se harmonizar com as características dessas importantes edificações históricas. Sem falar que a preservação é de fundamental importância para a história do Município de Itajaí...
    É fundamental que esse patrimônio seja
    mais valorizado e preservado.

    ResponderExcluir
  2. Também não concordo! O centro de Itajaí tem uma importância histórica, e qualquer nova construção deve respeitar o entorno existente. Legalmente vocês poderiam ver se há edifícios tombados neste entorno, pois novos projetos devem ser aprovados não somente pelos órgãos da prefeitura, como também pelos órgãos de preservação do patrimônio histórico. Outro ponto a ser analisado é o zoneamento proposto pela cidade em seu Plano Diretor. Será que ele permite a construção de uma obra com gabarito tão alto neste local?

    E existe demanda por um edifício deste porte naquele local? Ou estamos lidando com a especulação pura e simples do mercado imobiliário?

    Sem falar que o adjetivo "arquitetura arrojada" é forçar um pouco a barra, não??

    ResponderExcluir
  3. Anônimo4.3.11

    Essa construção deve encontrar um local mais adequado, conheço essa região e realmente êh ridículo esteticamente colocar esse trambolho ali. Itajaí tem o seu estilo e charme próprio e de nada tem a ver um incentivo de modernização reurbanizacao e radical transformacao como parece estar sendo proposto. Êh uma falta de respeito a cultura local êh uma violência a memória dessa cidade e êh o ponta pe para futuros faturamentos das construtoras em detrimento de um maravilhoso e agradável espaço cívico urbano e cultural

    ResponderExcluir
  4. Certamente há locais mais apropriados para projetos desta natureza. E há espaços disponíveis na cidade. O que não pode é desrespeitar o Centro Histórico e suas características.
    Por outro lado, pergunto: porquê não criar um espaço útil às manifestações culturais(artes), para que os artistas de Itajaí e outros possam usar, de modo ORGANIZADO, com infraestrutura, fácil acesso, podendo ser mais objetivo e de menor custo?

    Abraços de quem quer voltar para a região, para morar!

    Iraçu de Borba

    ResponderExcluir
  5. Completamente CONTRA ! Há muito tempo, Itajaí vem perdendo seus espaços mais nobres. O chamado "Centro Histórico" vem cedendo espaço a outras construções; e antigas edificações que contribuíram significativamente para a História da cidade, sobrevivem apenas na Memória de seus mais antigos moradores. Era o que faltava mais esse "monstrengo" para descaracterizar o que ainda resta; em uma verdadeira agressão à memória histórica e cultural de Itajaí!!!!

    ResponderExcluir
  6. Quando eu era mais jovem aqui em Florianópolis, eu acreditava que a permissão de contruções como esta proposta em pleno centro histórico de Itajaí era resultado do despreparo do corpo técnico das administrações municipais em função desses cargos serem ocupados por pessoas sem nenhuma formação em razão da barganha eleitoral. Isso é em parte verdade, mas na realidade trata-se simplesmente de um jeito de se ganhar muito dinheiro. Só peço por gentileza que não ofendam o cidadão inteligente chamando um reles empreendimento imobiliário de gosto duvidoso de "Complexo Multiuso". Aí já é demais.

    ResponderExcluir
  7. Anônimo9.3.11

    Absurdo!! O ideal deveria ser dar uso as edificações existentes e não agredi-las, e o que seria considerado centro histórico? A maior parte das edificações significativas sofrem, quando muito, "reformas" ou são demolidas para virar prédios ou estacionamentos. Antes de vir com a idéia de um complexo "multiuso" deem uso ao que merece ser chamado de centro histórico.

    ResponderExcluir
  8. Anônimo9.3.11

    Colocações muito bem feitas! agora vamos também
    imaginar:....para o leigo q olha este desenho, figura(isto ñ é projeto!) de que maneira irá se visualizar este troço plantado num espaço consolidado! e a densificação, e a circulação do automóvel, enfim o trânsito como fica?! que estudos foram realizados?

    ResponderExcluir
  9. Anônimo9.3.11

    Se aquela região já congestiona devido ao ferry boat, imagine com mais o fluxo de 600 carros. Pra não falar dos delírios e mania de grandeza do proprietário, que aliás, quem é? E quem é o arquiteto? Com tamanha insensibilidade, cabe se informar em que faculdade a criatura se formou.

    ResponderExcluir
  10. Anônimo9.3.11

    Olá à todos!

    Sou arquiteto na cidade de Itajaí e acho muito interessante a volumetria e a proposta e concordo com a maioria aqui sobre a localização não ser a ideal para um empreendimento como este. Mas venho fazer uma consideração que o escritório Doris,Lopes & Fiuza talvez não tenha levado em consideração: - Fizeram a consulta de viabilidade técnica com a Infraero? Porque pela altura e a localização só com o despacho da presidente Dilma é que a Infraero irá autorizar, visto que está no raio de interação das rotas de vôos para o aeroporto de Navegantes.

    ResponderExcluir
  11. Anônimo11.3.11

    Moro na região apenas 6 anos, desde que cheguei vi a construção de um muro enorme em volta do porto, a criação de um prédio sem nexo no parque da marejada, um portal de entrada da cidade que poderia ser um projeto para qualquer cidade do mundo, enfim, vários absurdos. Essa provável construção será mais um elefante branco que será colocado no lugar errado. É pra chamar a atenção do que ou de quem? Por que antes de serem implantados estes tipos de interferências não sai no jornal, na rádio, etc, como se fosse uma inauguração, pra que todos fiquem sabendo antes e votem (o país é democrático).
    Outro detalhe, o prédio é enorme, vai ter visitação pública livre pra ver a vista da região????????

    ResponderExcluir
  12. eu fico imaginando as pessoas que construiram o Píer Turístico, Igreja da Imaculada Conceição, Praça Vidal Ramos, Casa Burghardt, Solar Malburg, Mercado público e outras importantes edificações históricas, impedidas de construir porque na época, tínhamos o atracadouro dos barcos, um trapiche de madeira (sabe deus que madeira era!)o lugar das canoas, o descampado, e o banquinho de picar fumo! - claro que tem que fazer ESTUDOS PRÉVIOS - que antes de contruir tem que tratar o Saco da Fazenda, que é preciso providenciar fluência de trânsito e etc e etc. Mas ficar pelejando contra o futuro não é melhor maneira de defender o passado! -
    e a propósito!¿
    esse Ferry-boat! devia voltar a ser balsa? ou caberia um ponte moderna que atendesse as exigências da sociedade do nosso tempo! hein?!

    ResponderExcluir
  13. Anônimo11.3.11

    Itajaiense nata, sempre vibrei com o crescimento de Itajai. Sou totalmente contra á esta arquitetura moderna e arrojada demais para o local , onde conservamos o Património Historico, bem peculiar de uma cultura açoriana e germanica. Devemos nos movimentar contra esta edificação. As autoridades competentes que fique aletas.

    Leni Foes

    ResponderExcluir
  14. Ana B Machado13.3.11

    Olá a todos,

    Tenho algumas duvidas que não vi explicadas quando surgiu o projeto: O escritorio que o fez , sabia que ali está o Marco Zero da Cidade? que aquela singela igrejinha é a mais antiga? que a Casa Burgarth, Malbourg, Konder, são tombadas pelo municipio e pelo Estado? Caso eles tenham sido informados, creio que, houve um engano de cidade, rio, porto, etc, etc.... ou ainda para eles isto não tem a menor importancia, pois a lei pode ser ludibriada.... Mas ainda tem uma outra pergunta: será uma construção autosustentável? e o conforto térmico? e o impacto ambiental com tantos automoveis circulando? mais 600 ou 800 veiculos? Acho que essa construção serve lindamente para exmplificar o que não fazer em áreas com edificações protegidas..... Tenho pena desta cidade e seus moradores, que não conseguem defender seu território, suas raizes, sua identidade.....

    ResponderExcluir