Dentre as instituições visitadas, está o Laboratório do MASP, e a visita foi dirigida pela Coordenadora de Conservação e Restauro do MASP, Sra. Karen Barbosa. Além da estrutura física, fez-se o reconhecimento das etapas de restauração e documentação da obra “Hymeneus travestido assistindo a uma dança em honra a Príapo”, de Poussin (cerca de 1634) coordenada por uma equipe do Louvre, e que está em exposição no segundo andar do museu.
Em Campinas, a visita foi ao ao LAPAC – Laboratório de Automação e Prototipagem para Arquitetura e Construção da Faculdade de Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismo da UNICAMP, que tem desenvolvido um importante trabalho junto a Pinacoteca do Estado de São Paulo, escaneando as esculturas do acervo e imprimindo em 3D, em escala reduzida, facilitando as ações curatoriais, planejamento e movimentação das obras no espaço expositivo.
Também fez parte do itinerário, a abertura da exposição de Victor Brecheret, no MUBE, Museu Brasileiro da Escultura e visita ao centro histórico de Embu das Artes.
Segundo Lilian, o contato com os profissionais da área possibilita o intercâmbio de informações importantes e a definição de parâmetros de intervenção que contribuem para a preservação da memória coletiva, através da conservação do patrimônio histórico e cultural.
Nenhum comentário:
Postar um comentário