12/01/2011

"O JOAQUIM E A GUILHERMINA”


"O JOAQUIM E A GUILHERMINA”

no Consulado de la República Argentina en Florianópolis.


Na Quarta feira 12 de Janeiro as 19:00 horas, o artista plástico Argentino Guido Bogetti, abrirá a exposição “O Joaquim e a Guilhermina”, na sede do Consulado da República Argentina, em Florianópolis, onde mostrará seus últimos trabalhos.


Após ter exposto na França com enorme sucesso, volta ao seu ateliê na cidade de Balneário Camboriú, onde retoma seu trabalho inspirado na vida dos pescadores catarinenses, O Joaquim e a Guilhermina é uma exposição de 14 quadros ao óleo; representam os personagens das pequenas vilas do nosso litoral e estão retratados pelo artista em situações tão cotidianas quanto particulares.

O Joaquim pescando, ou dançando junto a sua mulher, a Guilhermina, ou ambos assistindo a missa antes de ir para o mar.


Simpáticos ou dramáticos “os momentos retratados representam não somente a vida simples do litoral catarinense, mas também a realidade cultural da America do Sul”, diz o artista.


Guido Bogetti nasceu em 1940, numa pequena cidade de imigrantes Italianos, no interior da Província de Córdoba, Argentina; sobrinho do notável pintor Armando Molina Rosa, cursava cinematografia na Escola de Artes da UNC, (Universidade Nacional de Córdoba) quando descobriu sua verdadeira vocação pelas artes plásticas, formando-se como professor de desenho e pintura. Completa sua formação com os Professores de artes Martiniano Schieppaquercia e Luis Sosa Luna.


Suas obras começam a cobrar notoriedade por volta de 1979, quando os mais importantes museus e galerias de artes revelam o trabalho do pintor.


Tendo passado por múltiplas tendências da plástica no decorrer de sua atividade artística, seguindo seu inquieto e investidor espírito, encontra-se hoje, com muita experiência recolhida. Sempre dentro do Americanismo, figurativo e expressionista o pintor expressa na sua obra a terrível força do espírito latino-americano, o sol na pele de seus habitantes e rostos de olhares profundos.


Na Quarta Feira 12 de Janeiro de 2011, as 19:00 horas, o Cônsul da República Argentina em Florianópolis, Ministro Alberto Agustín Coto, receberá o artista, autoridades, jornalistas da imprensa Estadual e convidados para o coquetel de abertura da mostra, que permanecerá aberta a visitação até o dia 2 de Março de 2011. Durante a vernissage será apresentado um documentário sobre a influência do sistema político Argentino e a realidade social na obra do artista Guido Bogetti.


Mais informações: 48 3024 3035 – 36 (Consulado da República Argentina) 47 3366 7092 - 8404 6668 (Trotamundos films, produção da exposição) 47 3361 7081 (ateliê do artista)

Nenhum comentário:

Postar um comentário