13/09/2010

Mais Vincent...


Já tive a oportunidade de apreciar referências importantes para compreender um pouco a obra de Vincent: contato com obras em museus, visitando Auvers sur Oise, publicações (Obra Completa, da Taschen; Biografia por Jo Van Gogh-Bonger, sua cunhada; Cartas à Theo).


Mas tenho em minhas mãos uma referência interessantíssima sobre Vincent Van Gogh, que ganhei de uma querida amiga. Como ela é psiquiatra, já conversamos muitas vezes sobre o artista atormentado. Desta vez ela me trouxe de presente uma biografia do artista do ponto de vista médico.


Fica aí a dica de leitura, para quem se interessar!

A Doença e a Arte de Vincent Van Gogh
Elza Márcia Targas Yacubian
Casa Leitura Médica

"Apesar da falta de reconhecimento profissional por parte dos seus contemporâneos, Vincent Van Gogh desenvolveu uma idéia artística própria, alcançando uma vasta obra só tardiamente reconhecida e de inestimável valor na atualidade. Sua enfermidade, bem como a influência desta em sua obra, tem sido objetivo de numerosas investigações e especulações, desafiando a medicina mais de 150 anos após o seu nascimento. Suas cartas autobiográficas e o diagnóstico de seus médicos confirmam o fato de que ele apresentou sintomas físicos e psicopatológicos, especialmente nos seus últimos anos. A patografia de van Gogh é facilitada por suas cartas, cuidadosamente ordenadas por Johanna van Gogh-Bonger, a esposa de seu irmão Theo. Neste texto, não existe a ambição de trazer contribuições científicas sobre a possível doença ou renovar a interpretação de algum aspecto de sua obra, são apresentados apenas o resumo do material colhido nas publicações citadas na bibliografia. Ao final, constata-se que a admissão em um hospital nos dias atuais de um gênio como Vincent van Gogh seria um desafio semelhante ao que enfrentaram os médicos do século XIX."

Nenhum comentário:

Postar um comentário